Mapa lança portal voltado para integração de startups, investidores e produtores
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou nesta quarta-feira (23), o portal Agro Hub Brasil. O site web tem como objetivo integrar startups de inovação voltadas ao agronegócio a investidores e produtores rurais.
Segundo o coordenador geral de articulação para Inovação do Mapa, Daniel Trento, antes da implementação do site, as informações sobre startups e ambientes de inovação estavam dispersas. “O Agro Hub Brasil vem preencher uma lacuna, pois muito já se sabia do que estava acontecendo no campo no tocante à transformação digital, mas não havia um espaço que desse a visibilidade da grandeza desse processo”, disse.
Para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o site irá proporcionar um ambiente de acolhimento às demandas dos produtores rurais. “Com essa entrega, toda a sociedade, principalmente os nossos produtores, terão a referência especializada para acompanhar de perto todas as ações de inovação para todo o agro do nosso país”.
Na aba voltada para os produtores, é possível encontrar aplicativos para áreas animais, vegetais e de gestão, além de serviços, produtos e acesso ao Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sidagro), para acompanhamento do clima.
Também é possível encontrar uma agenda de congressos e eventos voltados à inovação no setor agropecuário.
Inovação e campo
No caso das startups, o site tem abas voltadas para a integração com outros agentes inovadores e também reúne informações sobre linhas de crédito voltadas a projetos de inovação no campo.
A página de financiamento divide os incentivos em duas formas: linhas reembolsáveis (aquelas que funcionam como empréstimo) e as não reembolsáveis (que não há necessidade de devolver o valor recebido).
Para o coordenador do Mapa, um dos pedidos dessas empresas emergentes está sendo atendido com o portal. “Às vezes as startups perguntam: Mas como o Mapa pode ajudar as startups? Fazendo conexões. É justamente esse o objetivo do portal, informar. Essas iniciativas que estão aqui são oportunidades de recursos, de se tornarem conhecidas, de trocarem experiências”, completou Trento.