Jovem de Patrocínio Paulista monta torrefação e representa cafés especiais em Dubai
Bruna Moreira, 26 anos e de Patrocínio Paulista é especialista em café, é barista e dona do Verena Café
Apaixonada por café, a bebida mais tradicional do brasileiro, a jovem Bruna Moreira, 26 anos, transformou sua paixão em negócio.
Natural de Patrocínio Paulista, na região de Franca, Bruna se tornou barista e mestre de torra, faz parte da diretoria da AMSC (Associação de Produtores de Cafés Especiais da Região da Alta Mogiana e possui várias especializações na área do café.
A dedicação ao café também a levou a desbravar fronteiras. Neste ano, ela representou o Brasil pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) durante a Gulfood 2023, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.
Tudo começou quando Bruna foi fazer intercâmbio na Irlanda, por lá estudou e trabalhou durante esse período de formação. Mas gostou tanto, que resolveu fazer faculdade.
Estudou na Dublin Business School (BBA), onde cursou administração e economia. Trabalhou em cafeterias, torrefação e em uma importadora da Europa. Por lá se apaixonou por café e resolveu estudar sobre a bebida.
“Depois que me formei, ainda fiquei um tempo por lá me aperfeiçoando e estudando sobre os cafés especiais, mas meu pai faleceu no Brasil e eu acabei voltando para cá. Foi aí que iniciei os negócios no café”, conta Bruna.
A jovem então resolveu abrir uma torrefação, que fica em Patrocínio Paulista, e atualmente oferece white label (responsável por desenvolver e realizar desde a torra de cafés especiais até a embalagem de uma marca de terceiros) e tem sua própria marca de café, a Verena Café.
“A marca era um sonho. Poder conhecer cafés de vários produtores, com suas histórias únicas e poder fazer torras especiais. A Verena Café traz isso em seus valores e eu sou realmente apaixonada pela marca, desde a criação visual, até a escolha dos grãos e a forma das torras”, afirma.
Bruna em Dubai
A Gulfood 2023, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que aconteceu em fevereiro deste ano, em Dubai, teve o café brasileiro como protagonista de ativações.
No “Barista Experience”, cafés especiais de várias regiões do Brasil foram preparados por Bruna em diferentes métodos: prensa francesa, aeropress, v60 e espresso.
A ação é promovida por meio do projeto setorial Brazil. The Coffee Nation, realizado pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Além disso, nos pavilhões do Brasil, teve café de expositoras brasileiras servido gratuitamente ao longo dos cinco dias de evento, em cafeterias montadas especialmente para a finalidade.
“Foi uma grande oportunidade. Foram 20 dias em Dubai, não conhecia a feira e foi uma surpresa, que se deu desde o convite, até a aprovação da minha participação, por meio de competição com outras profissionais”.
“Eu fiquei muito feliz em participar e ver o café brasileiro sendo servidos e divulgado para pessoas de diversas partes do mundo”, finalizou Bruna.
Fonte: Jornal da Franca