Governo estuda duas novas rotas de Trens Intercidades atendendo Franca e Marília
Secretaria de Parcerias em Investimentos prevê novos atendimentos no eixo Ribeirão Preto-Franca e Sorocaba-Marília. Novas linhas foram citadas em estudos para implantação de trens turisticos.
O governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos, está trabalhando em rotas de trens intercidades para Franca e Marília.
As informações foram reveladas em documento sobre a implantação de trens turísticos no estado. O governo do estado delegou à Secretaria de Turismo e Viagens o estudo de rotas em traçados estudados pela SPI.
Algumas rotas já são conhecidas. O TIC Sorocaba-Campinas e Campinas-Ribeirão Preto foram anunciadas por intermédio do programa SP nos Trilhos.
A primeira rota terá função perimetral, integrando as duas cidades do interior com as cidades ao longo de seu trajeto. Ao todo cinco municípios serão atendidos. O segundo itinerário, entre Campinas e Ribeirão, passará por 14 municípios.
Duas novas rotas tiveram seus estudos confirmados por meio dos documentos. A primeira é a extensão da rota de Ribeirão Preto, fazendo com que os trens rápidos atinjam a região de Franca.
A segunda rota poderia ser considerada uma extensão do TIC Eixo Oeste, que liga Sorocaba até Marília.
Veja o mapa oficial das linhas metroferroviárias de São Paulo.
A rota entre Ribeirão e Franca deverá passar por seis municípios da região nordeste do estado de São Paulo. O município de Franca possui mais de 350 mil habitantes.
Já o traçado até Marília deverá passar por 20 municípios, destacando-se Sorocaba, Botucatu, Bauru e o terminal Marília. Estas cidades somadas possuem 1,4 milhão de habitantes.
O governo do estado ainda avalia extensões de trechos que estão em fase avançada de estudos. Destacam-se a extensão leste de São José dos Campos para Taubaté e a extensão norte de Campinas para Araraquara.
Cabe citar que os planos de expansão da rede ferroviária paulista de trens de passageiros estão apenas em estudos. Não existem prazos para a implantação dos serviços.
A atual prioridade do governo é tirar do papel as rotas prioritárias partindo de São Paulo para Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos.
Fonte: Metro CPTM