Fundo Social do Sicredi abre inscrição para projetos interessados em patrocínio

O Fundo Social do Sicredi está com inscrições abertas para projetos sociais interessados em receber financiamento da instituição. Podem se candidatar iniciativas ligadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança, inclusão social ou quaisquer frentes voltadas ao desenvolvimento das cidades de Franca, Patrocínio Paulista e Pedregulho. O prazo final para manifestação de interesse por parte de entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, legalmente constituídas, é 15 de junho de 2024.

A iniciativa de fomento do Fundo Social do Sicredi tem o objetivo de atender os interesses da comunidade onde atua, como explica a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Regional SP – Sicredi Valor Sustentável, Naina Correia.

“Dentro dos sete princípios do cooperativismo – que são a adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação e interesse pela comunidade -, o Fundo Social do Sicredi é sinônimo do 7° princípio do cooperativismo: contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, afirma. “Por isso, divulgar as inscrições de projetos para o Fundo é tão importante, uma vez que as ações contempladas vão cooperar para transformar realidades da nossa regional, visto que atendemos, hoje, Franca, Patrocínio Paulista e Pedregulho”, diz.

Para estarem aptas a inscreverem projetos, as entidades devem se enquadrar nos seguintes critérios: possuir relacionamento ativo com a cooperativa; estar registrada no CNPJ, com situação regular e ativo, e possuir, expressamente nos objetivos da entidade, pelo menos uma das seguintes finalidades listadas, quais sejam educacional, cultural, social, esportiva, ambiental, saúde, segurança, assistencial ou outras que estejam alinhadas com os princípios e valores do cooperativismo; não apresentar restritivos em órgãos de proteção ao crédito; estar adimplente com as obrigações junto a cooperativa; ter idoneidade e reconhecimento comunitário na sua área de atuação (entidades e seus dirigentes); não possuir dirigentes que pertençam a partidos políticos; e não fomentar ações de caráter político partidário.

De acordo com o edital aberto pelo Fundo Social do Sicredi, cada projeto contemplado receberá, no mínimo, um salário mínimo e, no máximo, 12 salários mínimos. Para conferi-lo na íntegra, acesse: https://bit.ly/3WINnNZ.

Fonte: ACIF